segunda-feira, 3 de junho de 2013

"Análise do software Coelho Sabido Jardim."



 Análise do software Coelho Sabido 








"Análise do Software Educativo: Coelho Sabido Jardim"

Esta é a apresentação feita da análise de um software educativo: Coelho Sabido Jardim.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Proposições Curriculares: Linguagem Digital

A proposição da autora Ana Flávia Colen Castelo Borges a todo momento aborda sobre o histórico, o conceito de Linguagem Digital, sua aplicação e uso no cotidiano das crianças da Educação Infantil.
O estudo desse texto se faz de maneira imprescindível, pois a Linguagem Digital é um tema que está em constante evolução na sociedade denominada da informação.
É considerada como única, possui caráter permante, de fácil processamento e manipulação de informações. A Linguagem Digital é formada por uma série de códigos informáticos.
É necessário, que nós educadores tenhamos a compreensão e a apreensão dessa linguagem , pois ela é uma das mais fortes de expressão da sociedade contemporânea e também pelo fato de ser vista como um importante meio de comunicação que faz parte do cotiano das crianças da Educação Infantil.
No cotidiano da Educação Infantil, a linguagem digital é trabalhada como uma ferramenta que auxilia as crianças em seu desenvolvimento pleno, na aquisição de habilidades cognitivas,intelectuais,motoras. Além de permitir que as crianças expressem sua criatividade, imaginação, individualidade.


Reportagem:http://www.istoe.com.br/reportagens/250568_NATIVOS+DIGITAIS

Reportagem Revista Istoé:  Nativos Digitais
O conteúdo da reportagem fala sobre como as crianças de comunidades isoladas na Etiópia aprenderam a manejar tablets e começaram a alfabetizar sozinhas.
O cientista Nicholas Negroponte, cofundador e professor do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), criou um projeto de distribuição de tablets para crianças de comunidades remotas na Etiópia.
O interessante é que as crianças são analfabetas, de comunidade carente, que nunca frequentaram a escola e tiveram acesso aos aparelhos eletrônicos. As crianças se tornaram autodidatas.
Percebe-se a importância da linguagem digital para o cotidiano dessas crianças, que ajudaram no momento da alfabetização. Como o computador, no caso, o tablet foi considerado uma ferramenta que estimulou o aprendizado dessas crianças.

 Veja a experiência do projeto no vídeo abaixo:

tabletAfrica_site.jpg

chamada.jpg
                                   Crianças em aldeia na Etiópia aprendem as primeiras letras no tablet






segunda-feira, 18 de março de 2013

Imigrantes x Nativos Digitais


O quadro acima demonstra algumas características que diferenciam as pessoas que são consideradas como "Imigrantes" e as pessoas consideradas como "Nativos Digitais"

Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem

Existe uma ferramenta na internet que permite o navegador  descobrir seu estilo de aprendizagem.
Conforme o estudo do texto "Games em Educação como os nativos digitais aprendem, de João Mattar."
http://www.estilosdeaprendizaje.es/chaea/chaeagrafp2.htm.
Esse texto permite você conhecer e  identificar sobre cada estilo de aprendizagem.


segunda-feira, 4 de março de 2013

"Perigos e Vantagens do uso do computador na Educação Infantil".



PERIGOS: O uso do computador na Educação Infantil



A Informática na Escola de Educação Infantil, nos dias atuais está em quase todas as Escolas, já se instituiu o uso do computador. Anúncios são feitos mostrando sua utilização como um diferencial para que os pais de crianças na faixa etária de 2 a 6 anos sintam-se maravilhados ante a perspectiva de seus filhos entrarem na Era da Computação desde pequeninos.
Esse é o mundo contemporâneo. A criança tem contato com computador e não sabe o que é barro, o que é criar seu próprio brinquedo, estar em contato direto com os colegas, isso é importante, faz parte da socialização. Aí vem a nossa questão: entender quem eu sou e que mundo eu habito, é entender que antes do computador vem o barro, o brinquedo de forma concreta. E esse é o papel da escola de educação infantil. Sabe-se que, ao entrar no ensino fundamental, a criança ficará com lápis, papel, caneta e computador, cabe ao professor apresentar a ela o mundo anterior a esse, na educação infantil. Água, terra., calor humano, a aprendizagem com o concreto é primordial nesta fase da criança.
Elaine Miranda da Silva - Grupo Ensino

VANTAGEM



Computadores não tem mistérios para os nascidos na era da informação.

Ainda embrulhadas em fraldas, sem saber ler nem escrever, muitas crianças hoje dominam o mouse com a mesma destreza com que brincam de chocalho. O contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo – para constrangimento geral dos pais, muitas vezes obrigados a tomar lições com seus filhos para não fazer feio no escritório. Nas escolas particulares, onde os PCs são mais comuns do que no ensino público brasileiro, as aulas de computação atendem a uma galera no mínimo precoce. Algumas delas vêm do maternal, com três ou quatro anos de idade. Cedo demais para mexer no computador? Depende. Há especialistas que garantem: quanto mais cedo uma criança dominar a tecnologia que lhe vai servir no futuro, melhor....
Mexer no computador não é uma atividade danosa em si. Longe disso. Bem utilizado, ele pode ser um tremendo aliado no ensino, ajudando nas lições de casa e tornando mais suportáveis as tardes chuvosas dentro de casa. Há programas específicos para que a criançada desenvolva a coordenação motora fina, a percepção de cores, as formas e ainda estimule o raciocínio lógico.

Bom senso – Apesar de existir correntes pró e contra o uso da tecnologia na educação, a realidade é que o dia-a-dia das pessoas está cada vez mais integrado ao computador e seu conhecimento é pré-requisito para as principais profissões. O segredo do ensino, aliado à tecnologia, é o bom senso.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

" O computador não pode ser visto como uma ferramenta que contribui para o modismo, mas sim utilizá-lo para contribuir no processo de ensino aprendizagem."
"A utilização do computador na educação pode acontecer de duas maneiras. Uma é fazer aquilo que o professor faz tradicionalmente, ou seja, passar a informação para o aluno."
 "Outra e usá-lo como um instrumento que auxilia na construção do conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar e manipular a informação."

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Importância da Informática na Educação Infantil.

"A informática deve ser ensinada de forma simples e atrativa, envolvendo o conhecimento, o saber do aluno, portanto, ela se torna o caminho de vários conhecimentos, pois o aluno escreve, ler, apaga, cria e recria, busca, pesquisa, aprende a vencer as dificuldades na tela do computador."
Ela estimula o desenvolvimento intelectual das crianças, aperfeiçoando seu aprendizado. Através dela, os alunos aprendem a pensar, agir, raciocinar de uma maneira diferenciada e interessante.